A MULHER DE LEÃO

A Mulher de LEÃO

É uma honra ver-me, um favor ouvir-me:

É um grande privilégio jantar e tomar chá

Com a Rainha Vermelha, a Rainha Branca

E comigo!

É provável que a mulher do signo de Leão possua uma coisa de que você não vai gostar. Um álbum de retratos e lembranças de todos os seus antigos namorados. E não adianta tentar fazer com que o queime, pois a Leoa é sentimental.

Ela não é um goivo, é um girassol. As probabilidades são de que ela seja ridiculamente popular, e você terá de lutar muito se quiser que ela condescenda em usar o seu nome para o resto da vida. Você terá avançado alguns passos se se chamar St. Hoyme ou Mountbatten, Cabot ou Lodge. Qualquer coisa que evoque realeza, nobreza ou importância. Sinceramente, não consigo imaginar uma mulher de Leão casando-se com alguém com o nome de Carbunkle ou Smith. É possível. Tudo é possível, Mas com toda a probabilidade ela mudará Smith para Smythe.

Mais provavelmente, ela será a líder social de seu grupo, governando ‘s mulheres menos importantes como uma rainha, mas sempre com um sorriso tão caloroso e tão lindo nos lábios, que ninguém realmente se importará. Talvez as outras mocas sintam que ela nasceu para dominar e ditar a moda, os costumes e as maneiras. De qualquer modo, não seria muito indicado tentar usurpar sua autoridade.

A natureza parece ter revelado um certo preconceito quando modelou a Leoa com vivacidade, inteligência, graça, beleza e atracão sexual suficientes para pelo menos três mulheres, e mais algumas. Se você sofre de complexo de inferioridade é preferível dirigir seu olhar para um pássaro com penas menos brilhantes. Não espere transformá-la numa dócil donzelinha que fará tudo o que você disser. O homem que espera que uma moca de Leão se jogue a seus pés para adorá-lo está vivendo no paraíso de um louco. Considere-se feliz se ela fica a meio caminho, respeita você, quer ser sua companheira e permite que a possua emocionalmente. Só em permitir que você a ame, ela o está armando cavaleiro, pelo amor de Deus. Seriamente, poderia ser muito pior. Uma Leoa é um bocado de mulher. Ela é uma mercadoria de luxo, que não se encontra na sessão de pechinchas.

Vale a pena lembrar que a mulher do signo de Leão é capaz de fazer uma tempestade e parecer tão meiga e inofensiva quanto um pote de geleia. Ela pode falar sussurrando, ter maneiras delicadas e corteses e olhos grandes e meigos, que cintilam agradavelmente quando bate as pestanas. A mulher de Leão pode parecer tão suave e calma quanto um lago fresco e plácido. Fique de guarda. Não passa de um papel que ela assumiu porque deu bons resultados. Retire-lhe o papel de estrela da sua produção amorosa, ponha-a como atriz substituta ou no segundo papel e verá que ela nada tem de tímida ou submissa. Naturalmente, as mulheres do signo de Leão às quais você rende homenagem deixarão bem claro que são orgulhosas e dignas demais para admitirem qualquer absurdo. Eu odiaria ver você tropeçar no caso de se envolver com o outro tipo de Leoa, que esconde as garras mas, de qualquer modo, afia-as todos os dias.

O primeiro passo a dar quando se corteja uma dessas moças é estar se preparado com presentes. Não importa muito do que se trate, desde que sejam caros, de bom gosto, e que você esteja bem vestido quando os oferecer. Depois deve praticar vários modos diferentes de elogiá-la. Por favor, seja original e criativo. Frases como ‘Você me enlouquece, meu bem’ é ‘Você é realmente um refrigério, querida’, só servirão para que seja jogado fora do palácio, de volta aos campônios. Tanto os termos vulgares quanto a gíria deixam-na fria como gelo. Lembre-se de que você está cortejando a realeza. Ela não pode existir sem uma apreciação lisonjeira, mas conserve em mente que admira sua masculinidade, e não tem nenhuma vontade de transformá-lo num fracalhão dominado por mulher. A mulher do signo de Leão não poderá amá-lo se você não for forte. Só que ela não permitirá que você a insulte com uma atitude condescendente. Segundo sua maneira de pensar, definitivamente ela não é o sexo mais fraco.

Muitas moças de Leão são atletas e gostam de esportes, mas você faria melhor levando sua Leoa ao teatro do que ao estádio. O palco e as luzes da ribalta jamais deixarão de atrai-la e transfigurá-la. (É melhor comprar lugares na platéia. Esqueça os balcões e galerias.) Escolha uma peça na qual a heroina procede do modo pelo qual você deseja que ela proceda naquela noite, e aumentarão suas chances de que ela represente aquela parte inconscientemente, sem mesmo faltarem as inflexões. Depois do espetáculo não a leve para comer um hambúrguer e nem espere que ela fique sentada ao balcão mastigando batatas fritas só porque está apaixonada por você. É melhor sair menos vezes e levá-la a lugares mais fascinantes. Ela não é necessariamente uma cavadora de ouro; de fato, é habitualmente generosa – não faz objeção em comparecer a encontros nos quais cada qual paga a sua despesa, e provavelmente o encherá de quase tantos presentes quantos você dá a ela. Apenas sente-se mal em ambientes mesquinhos. A mais pobre das mulheres de Leão do mundo dará um jeito de juntar os vinténs suficientes para comprar cortinas para as janelas, anéis para suas mãos e pulseiras. De vez em quando pode visitar os bairros pobres, mas apenas por curiosidade, somente como espectadora, divorciada da multidão. A pobreza a deprime e a põe fisicamente doente. Se você se vestir como um pobretão e lhe oferecer uma choupana, não conseguirá nada.

Há uma história sobre uma nobre francesa que virou-se para o seu amante nos jardins de Versalhes e lhe perguntou:

- Querido, a gente do povo também experimenta esta intensa sensação do amor?

Quando foi informada que sim, ela explodiu como que surpresa e ofendida:

- É bom demais para eles! – Provavelmente era do signo de Leão.

Não censure a Leoa por sua arrogância e vaidade ocasional. É próprio de sua natureza sentir-se acima da gente comum. As pessoas raramente se ressentem com isso; porque a mulher de Leão que é calorosamente amada e respeitada pode ser a mais bondosa e a mais generosa das mulheres, cheia de compaixão feminina pelas crianças, pelos indefesos e pelos desamparados. Realmente não pode querer que ela desça de um trono que é dela por direito de nascimento. Se for uma típica filha do Sol, será tão graciosa e deslumbrante que a maioria das pessoas reconhecerá com satisfação que ela é uma criatura fora do comum. Na verdade, ela é. É inteligente, espirituosa, forte, capaz e, no entanto, ao mesmo tempo deliciosamente feminina. Ninguém em sã consciência chamaria isso de comum.

Um pouco de bajulação fará com que você conduza sua dama de Leão à vontade. Você já descobriu que esta é a fraqueza secreta dela. E há um outro segredo a saber, se você realmente pretende desposá-la: por fim, ela se cansará de sua gaiola dourada e quererá percorrer a selva para ver o que está acontecendo com todos os outros Leões ali. O confinamento entre quatro paredes e sob um teto poderá privá-la logo de todo o seu brilho. Deixe-a ter sua carreira. Ela murchará no pé se for obrigada a ser apenas uma dona-de-casa, a não ser que você tenha bastante dinheiro para permitir festas onde ela será a anfitriã constante e uma extravagante decoradora.

Em geral, a moça de Leão é uma jóia de esposa. Raramente você a verá desalinhada num roupão de banho esfarrapado com a cabeça cheia de rolinhos e a cara empastada de creme para tirar rugas. Não que ela desdenhe os tratamentos de beleza. A Leoa típica gastará horas em frente do espelho e uma fortuna em cosméticos, mas ela quer que você veja os resultados, não a estratégia. Momentos haverá em que você achará que está sustentando toda a família do cabeleireiro dela. Há muito marido de uma mulher de Leão que acaba implorando: ‘Querida, você tem de gastar tanto dinheiro no salão de beleza?’ Porém são poucas as Leoas que gostam de tratar de seus próprios cabelos. Um shampoo e um penteado fazem com que se sintam mimadas e sentir-se mimado é algo que representa muito para todo Leão.

A menos que ela tenha um ascendente de Câncer, Virgem ou Capricórnio, você talvez tenha de controlar suas despesas. Os Leões facilmente passam dos limites quando se trata de comprar roupas, enfeites para casa ou presentes para os amigos. O guarda-roupa dela pode ser muito grande. Ela pode parecer deliciosa metida em vestidos longos, cheia de lantejoulas e pedras de imitação ou vestidos decotados. Mas se for uma garota leonina típica é provável que prefira roupas informais e esportivas. Gosta de vestidos sob medida e tecidos finos, porém não necessariamente babados e rufos. Cachemiras macias, boa malharia italiana e tecidos de xadrez ingleses são os seus favoritos. Em geral seu gosto é excelente, porém um bocado caro. Uma ou outra mulher de Leão se excede e sufoca o seu sentido de elegância em roupas chocantes, de mau gosto, mas isto constitui uma exceção à regra geral do tradicional gosto apurado das leoninas pela moda.

Você terá nela uma anfitriã soberba quando trouxer seu chefe para jantar em casa. Ele achará que você é um gênio por havê-la conquistado. Provavelmente também fará sucesso com a esposa dele, pois a Leoa é popular tanto com os homens quanto com as mulheres, pois cada sexo é igualmente obsequiado com seu sorriso amigo e sua personalidade exuberante. Todos os que recebem sua luz se sentem aquecidos. Raramente os Leões projetam sombras.

Como mãe, ela generosamente derramará sobre os filhos catadupas de amor e afeição. Não lhe será fácil reconhecer seus erros, mas quando isto acontece ela é severa. Já que não pode suportar ser tomada como coisa certa e corriqueira se eles não a respeitam, ela fecha a cara num silêncio real. Muitas mães do signo de Leão têm um modo peculiar de estragar os filhos mesmo não poupando os castigos, o que é uma verdadeira contradição quando se pensa sobre isso. Ela é capaz de brincar e fazer traquinagens com eles, de manter longas conversas camaradas, mas também os ensinará a assumir uma posição de sentido como soldados, polir suas maneiras, e ser obedientes para com os mais velhos. Ao mesmo tempo há o perigo de estragá-los, cedendo aos seus pedidos e gastando muito dinheiro, para comprar coisas supérfluas. De certo modo, pode-se dizer que trata suas crias como membros mimados de uma família real, profundamente amados, mas dos quais se espera que tenham em mente sua nobreza, principalmente quando se acharem em público. Ela se orgulhará profundamente de suas proezas, e Deus valha ao estranho que tentar magoá-los ou julgá-los injustamente. Com tudo isto ela não sufocará os garotos. Ela é independente demais para ficar pairando por sobre eles a cada instante. Continuará a viver sua vida, mantendo sobre eles seu olhar vigilante, a distância. Muitas mulheres de Leão são mães que trabalham, porém seus filhos jamais definharão por falta de atenção. As mães leoninas que pensam em fazer carreira numa profissão conseguem em geral equilibrar com absoluta perfeição a maternidade com o emprego.

Ocasiões haverá em que ela abandonará a dignidade e a pose e se transformará numa Leoa jovial e brincalhona por puro gosto de fazer uma palhaçada. Pode estourar de rir como um animal feliz, mas passado aquele momento, retornarão a voz acetinada e o porte majestoso. Ninguém é capaz de repelir uma observação leviana ou uma pergunta grosseira com mais frio desdém do que uma mulher de Leão. Ela não gosta de familiaridades com estranhos. Embora possa ser brincalhona e surpreendentemente informal com os íntimos, espera que os estranhos se mantenham em seus lugares.

No terreno da fidelidade, a mulher de Leo pode relembrar-lhe um antigo brinde: ‘Brindemos a mim e a ti, ao amor e ao riso – serei fiel enquanto fores – nem um minuto depois.’ É o suficiente.

Não fique enciumado pela vontade que ela tem de ser o centro das atenções num ambiente cheio de admiradores. Todas as cabeças se voltarão quando a Leoa passar deslizante. Ela acha muito natural que os homens a cortejem. Pode encorajar os elogios masculinos e favorecer ligeiros e inocentes flertes, pois sua necessidade intensa de ser aplaudida e adulada encobre um estranho receio de não ser bastante feminina, e ela precisa assegurar-se constantemente de que é desejável. O fato de ela sorrir para o seu melhor amigo e dizer-lhe que adora seu novo casaco esporte não quer dizer que deixou de amar você. Mas não experimente dizer à melhor amiga dela que gosta de sua saia nova. O que é argumento para um não é para o outro. Se ela ouvir você chamar sua secretária por uma expressão mais intima do que ‘Senhorita Qualquer Coisa’, vai mostrar as unhas e arranhá-lo.

Claro que isto não é justo. Mas se você deseja ser o possuidor daquelas penas brilhantemente coloridas, tem de fazer algumas concessões. Afinal de contas, possuir um pavão não é a mesma coisa que ter um cuco ou um pombo arrulhador. Adapte-se à vaidade dela. Provavelmente será importante por nascimento, pois poucas mulheres de Leão são capazes de resistir a uma competição com os homens, quer se trate de prestígio ou de rendimentos. Sua Leoa é capaz de ser tudo, desde uma atriz até uma cirurgiã.

Uma de minhas melhores amigas e favorita de Leão é uma conhecida psiquiatra de Nova York. Não há dúvida de que é uma profissão que lhe permite prelecionar e aconselhar (o passatempo favorito dos Leões), mas ela dá os conselhos com um sorriso tão cordial, um olhar tão brilhante e uma compaixão tão profunda, que seus pacientes se sentem melhor só por estarem na mesma sala que ela. O marido lhe rende toda a consideração e adoração que lhe é devida por direito real, mas tem sua própria profissão para equiparar-se a ela. É um poeta e escritor muito bem dotado, talentos que sempre impressionam o Leão sentimental. Ambos partilham dos mesmos aplausos na ribalta, porém ele é o homem e o chefe por trás dos bastidores. Fórmula perfeita de sucesso para domar a Leoa.

E esta é a chave para um agradável relacionamento com a sua garota de Leão. Não deixe que ela o supere – mas não procure refreá-la. Cole uma estrela grande e brilhante na porta do quarto de vestir dela, e enfune o peito. Você é mesmo o tal, sabe? – para ter conquistado a mão da orgulhosa Leoa. Diga-me, como foi que conseguiu?

Esta entrada foi publicada em SÓ PRA SABER.... ligação permanente.

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s